quinta-feira, 6 de maio de 2010

Soneca pré-apocalíptica

Estava cansada - e finalmente sonolenta - depois de tomar três comprimidos de Valium. Era a primeira vez que tirava férias em cinco anos, e decidira dormir profundamente por pelo menos dez horas seguidas, embora o objetivo fosse mesmo passar três dias dormindo...

O problema é que ela já não dormia mais de quatro horas por noite há muito tempo - e acordava diariamente às 3:30h da madrugada, tendo ou não compromisso. Esse fato isolado já seria motivo para muita dor de cabeça e mau humor. E somado aos anos de trabalho sem descanso, ao estresse da vida moderna - que para ela uma justificativa ruim para que todos se conformassem com uma vida pela metade - e ao fim de seu relacionamento de oito anos com João Marcelo era a gota d'água que acabou por transbordar seu pobre equilíbrio instável.

Ela estava mesmo um caco. Sob os olhos, as marcas de olheiras escuras e profundas. Rosto emaciado, as pequenas rugas em torno dos olhos já mais pronunciadas, os cabelos descuidados e grisalhos - ela era o retrato do abandono e da tristeza. Sentia que precisava dormir, dormir em primeiro lugar. E depois... Bem, depois veria. Quando já se preparava para mergulhar no sono, as cortinas puxadas, o ar condicionado gelando o quarto, o edredon já estendido sobre a cama, o telefone toca, insistente. Inicialmente ela decidiu ignorá-lo - "ora, se for importante a pessoa liga de novo e fala comigo daqui a três dias..." - e a secretária eletrônica atendeu a ligação. Sem recado.

E então novamente o telefone. E dessa vez, a secretária não atendeu! Lá pelo vigésimo toque, ela resolve atender, furiosa. "É bom que seja importante..."

- Alô...
- Boa tarde, queridíssima filha.
- Pai?
- Sim, mas não o seu pai biológico. O seu Pai...
- Isso é um trote!!!???
- Não, amada. É o Senhor Deus que fala com você.
Ela, obviamente, não acredita. Um terrível moleque está lhe passando um trote - mas pelo menos é original. Resolve dar trela.
- E o que o Senhor deseja, ó Criador do céu e da terra?
- Amanhã o mundo acaba, minha filha. Estou te avisando para que você tenha tempo de se arrepender e voltar para junto do Meu coração misericordioso.
- Tu tá falando sério?
- Mas é claro que sim, minha filha!
- Olha só, Pai, sem querer te ofender nem nada, quero que se foda!
- Como é, minha filha?
- É isso aí: que se FODA!!! Eu estou exausta, passei os últimos cinco anos da minha merda de vida trabalhando feito uma condenada para manter o padrão de vida do meu amado maridinho - que acabou indo embora com a orientadora do maldito doutorado - não durmo mais de quatro horas por noite desde janeiro do ano passado, estou parecendo a irmã mais velha de Matusalém! Finalmente tirei férias e resolvi tomar uns comprimidos para dormir - e quando eu estou quase lá, o Senhor resolve me pedir para me arrepender? Que se FODA! Me arrepender de quê? De ter sido uma companheira compreensiva e gentil, de ter sacrificado minhas poucas horas livres por um pouco mais de trabalho para dar vida boa a um homem que me deixou por eu não ser "intelectualmente estimulante"? De ter passado horas cuidando da vida profissional e pessoal de um executivo medíocre de uma telecom quase falida para arranjar esse dinheiro? Por ter sido totalmente correta em cada aspecto da minha vida? Eu não me arrependo não - eu me ferrei em tudo, mas não me arrependo! Então, que se FODA!!!
- Mas minha filha, você não está entendendo... É a sua última chance de alcançar a eternidade!
- E do que depende isso?
- Da sua decisão, minha filha!
- Porra, Deus, é sério isso? Não consegue tomar uma decisão sozinho não? Olha só, se o Senhor quiser que eu vá para o céu, pode me buscar. Se achar que eu mereço ir para os quintos dos infernos, me manda para lá! Toma uma atitude de homem, uma vez na vida, ok? Olha só, o Senhor é bem sádico, viu? Fica aí, olhando para cá, tomando conta da vida de todo mundo, e não faz nadinha! E na hora H, deixa a solução nas mãos da gente... Fala sério, essa é a maneira mais fácil de cuidar de alguma coisa: esse tal de livre arbítrio... É uma falácia, Cara - quero dizer, Senhor Cara! É uma desculpa para ser esse administrador de merda da Sua criação! Toma as rédeas, faz alguma coisa, resolve o Senhor!!!
- Minha filha, você está jogando fora a sua oportunidade... eu entendo a sua frustração, a dor que você está sentindo... Mas você precisa decidir.
- Então está decidido. Eu vou tomar mais três comprimidos de Valium - porque esse papinho acabou com os efeitos farmacológicos da droga, de tanta adrenalina que jogou na minha corrente sanguínea - e vou dormir. Me entendeu, ó Todo Poderoso? Vou DORMIR! E o Senhor faça a merda que lhe aprouver, ok? Na hora que o Senhor puxar a descarga e mandar esse mundo para o saco eu vou estar dormindo! Aliás, o Senhor deve ser mesmo homem. Nunca vi um homem capaz de tomar uma porra de decisão! E o Senhor seja Homem e resolva o que deve fazer comigo, que eu estou pouco me lixando!

Desligou o telefone batendo o fone do gancho com força. "Que ódio!" O soninho tão gostoso que já estava chegando tinha desaparecido, e ela estava com medo de tomar remédio demais. Então decidiu: "Quer saber? Que se foda! Vou tomar mais três Valiuns, e vou dormir! Amanhã, o mundo acabando ou não, eu quero estar descansada pela primeira vez em 15 meses..."

Para prevenir qualquer tentativa de perturbação, desligou o telefone da parede e a campainha também. Vai que o Criador tem também um mensageiro de porta em porta? Engoliu os três comprimidos de uma vez, a seco. Deitou-se, cobriu-se até as orelhas. Cerrou os olhos. E deixou que Morfeu a viesse buscar...

Zzzzzz...


Nenhum comentário:

As regras do rolê

As regras do rolê são bastantes simples: Fode, mas não se apaixona. Se apaixonar, não fode mais, pra não se foder depois. Tudo o que te ...